Um dia gelado, mas cheio de arte e tecnologia no Central Park. A convite da minha amiga fotógrafa Andrea D’Andrea (@adandreany) , fomos conhecer essa exposição especial:
12 de fevereiro de 2025, marca o vigésimo aniversário da instalação “The Gates”, dos artistas Christo e Jeanne-Claude.
A obra de arte monumental e temporária transformou o Central Park, com seus enormes estandartes laranjas, espalhados pelas alamedas do parque.
Em comemoração, após 20 anos, o The Shed está hospedando uma exposição imersiva sobre “The Gates”, acompanhada por uma experiência de realidade aumentada no Central Park.
Usando tecnologia de ponta, o projeto recriou a obra de arte e volta no tempo, fazendo os visitantes reviverem novamente a emoção e a beleza da criação em seu local original.
A instalação consistia em 7.503 portais de aço, cada um com uma bandeira laranja suspensa, que foram colocados ao longo dos caminhos do Central Park. As bandeiras tinham 4,87 metros de altura, feitas de um tecido especial que refletia a luz.
The Gates: o que significa a obra no Central Park?
O significado por trás da instalação “The Gates” era múltiplo e aberto à interpretação. Christo e sua esposa, Jeanne-Claude, queriam criar uma experiência que celebrasse não só a beleza, como também a liberdade do Central Park.
Por exemplo, algumas das interpretações possíveis incluem:
1. Celebração da liberdade: vista como uma metáfora para a liberdade e a abertura.
2. Integração com a natureza: harmoniosamente com o ambiente natural do Central Park, destacando a beleza da natureza.
3. Experiência sensorial: com as bandeiras laranja se movendo ao vento e criando um efeito visual dinâmico.
4. Questionamento dos limites: reflexão sobre os limites e as fronteiras, questionando o que é público e o que é privado.
Em resumo, “The Gates” foi uma instalação artística que convidou os visitantes a experimentar o Central Park de uma maneira nova e única, celebrando a beleza, a liberdade e a integração com a natureza.
Confira abaixo imagens da exposição.


Saiba mais sobre a exposição de arte no site do Central Park. Além disso, não de acompanhar o meu blog para mais dicas de exposições de arte e moda no Brasil e em Nova York 😉